Natação para Crianças e Adultos

A natação e considerada uma das atividades mais completas que existem, trazendo vários benefícios ao praticante: melhora da circulação sanguínea; alívio das articulações e da coluna vertebral, sem a sobrecarga do corpo e da ação da gravidade na posição vertical e perda calórica.

Para as crianças o nosso trabalho e através do lúdico, assim como conseguimos familiarizá-lo com a água e conseqüentemente irá aprender a nadar sem se dar conta.

Para os adultos o nosso trabalho desenvolve a iniciação e o aperfeiçoamento dos quatros estilos.

Benefícios

A natação é uma atividade que não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto, não há risco algum de se haver lesões, como em outras atividades físicas.

A pessoa que pratica natação regularmente trabalha o sistema cardíaco e respiratório. Isso faz com que seu condicionamento físico melhore.

Quem nada os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) consegue trabalhar todos os grupos musculares do corpo, eliminando gordurinhas extras e fortalecendo a musculatura.

Riscos

Não há riscos para quem pratica natação sem extrapolar os limites físicos. A freqüência mais alta dos batimentos cardíacos deve ser 75% da freqüência máxima permitida.

Caso as aulas não sejam equilibradas, o aluno pode forçar demais uma só parte do corpo. Isso acontece quando, por exemplo, a aula inteira é feita com palmar ou nadadeiras, ou ainda, quando a pessoa nada apenas um estilo.

Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 – idade = freqüência cardíaca máxima (100%). Na dúvida, consulte um médico.

Período mínimo para fazer efeito

Para conseguir atingir uma melhora considerável em seu condicionamento físico, é preciso nadar durante 1 mês, 3 vezes por semana e 45 minutos por dia.

Quem está começando deve nadar somente crawl e costas. Depois, deve fazer alguns exercício corretivos e iniciar peito e borboleta.

A freqüência cardíaca recomendada é de até 75%.

Recomenda-se sempre o acompanhamento de um professor porque, apesar de o condicionamento físico apresentar evolução no início, com o passar do tempo, ele fica estacionado, já que não há instrução de um profissional.

Gasto calórico médio

De 400 a 530 kcal/hora

Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Quem deve fazer

Qualquer pessoa que goste de esportes aquáticos. Tem muita gente que morre de medo de água!

O estilo borboleta não é indicado para mulheres grávidas, porque força a coluna. Quem é hipertenso deve sempre medir a freqüência cardíaca durante a atividade para não deixar que ela fique muito alta.

Quem tem problema na coluna deve se concentrar mais nos estilos crawl e costas.

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